quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Casal Owens fala

"Não foi Hitler que me ignorou - quem o fez foi Franklin Delano Roosevelt. O presidente nem sequer me mandou um telegrama", disse mais tarde Owens a Jeremy Schaap, autor do livro Triumph, sobre os Jogos Olímpicos de Berlim de 36.



       
Fotos pouco divulgadas do atleta alemão Lutz Lange e Jesse Owens juntos após competirem. Lembrando que Jesse correu em Berlim com tênis emprestados pelo comerciante alemão Adolf “Adi” Dassler, mais tarde dono da Adidas, uma das maiores empresas de produtos esportivos da Alemanha:
http://esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,jesse-owens--o-primeiro-mito-do-atletismo,10000018033


A ironia dessa história é de quem de fato discriminava os negros era a delegação norte-americana, que os segregavam durante os próprios Jogos Olímpicos. Owens voltou aos Estados Unidos, sem sequer receber um aperto de mão de seu presidente, voltando a sentar-se nos bancos traseiros dos ônibus, reservados aos negros. Suas extraordinárias vitórias não lhe ajudaram em nada, pessoalmente, mas foram utilizadas magnificamente pelos manipuladores sionistas, até os dias de hoje, sendo que a vitória total da Alemanha de Hitler nas Olimpíadas de 36 foram solenemente ignoradas pelo mundo. Inclusive até a atualidade, quando as embaixadas e consulados daquele país, ao se pedir informações sobre aquele fantástico evento, respondem com um lacônico “nada consta”

“Berlim representa muito para mim. Não estive em Berlim quando meu marido Jesse conquistou suas quatro medalhas em 1936, porém fizemos várias viagens mais tarde àquela cidade. Tudo era maravilhoso. Os alemães eram muito agradáveis para nós. Em Berlim colocaram até o nome de Jesse numa rua. Gostaria imensamente que os Jogos Olímpicos do ano de 2.000 fossem novamente em Berlim. Eu defendo esta ideia com todas as minhas forças e é realmente uma pena que Jesse não viva mais. Ele batalharia em todo o mundo pela realização dos jogos em Berlim, no ano 2.000″.
Ruth Owens, viúva de Jesse.


Sem comentários. Até porque são desnecessários. Creio que este pequeno recorte silencia muita gente, muito 'jornalista', muito 'historiador', muito 'documentarista'.

Mas não se iludam, nas próximas olimpíadas, no Brasil, estarão a matraquear de novo as mesmas mentiras sobre estas Olimpíadas de Berlim de 1936 e sobre Jesse Owens. Chega a parecer insânia isto.

Abraços

2 comentários:

  1. Já leu estes meus dois posts sobre esse assunto?

    http://fab29-palavralivre.blogspot.com.br/2013/09/owens-e-louis_19.html

    http://fab29-palavralivre.blogspot.com.br/2012/06/o-gigante-owens.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não. Vou olhar.

    Cara, tem tudo neste teu blog... rsrs

    Abraços

    ResponderExcluir

"Numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário."
George Orwell

"Até que os leões tenham seus próprios historiadores, as histórias de caçadas continuarão glorificando o caçador."
Eduardo Galeano

Desejando, expresse o seu pensamento do assunto exposto no artigo.
Agressões, baixarias, trolls, haters e spam não serão publicados.

Seus comentários poderão levar algum tempo para aparecer e não serão necessariamente respondidos pelo blog.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do autor deste blog.

Agradecido pela compreensão e visita.